sábado, 30 de maio de 2009

Real e Virtual



Eu tenho dois mundos,
Dois universos,
Portanto, duas vidas:
Logo eu sou plural!
Dizem que só uma existe
Porque é Real;
A outra inexiste
Porque é Virtual.
No primeiro mundo
Eu nunca fui feliz
 “No outro também não és” ·

(É o que todo mundo diz),
 “Como queres estar bem no nada?"
"Como podes querer o que não é?"
Então eu perguntei ao dia:
O que é a noite, ela é real?
"É isso o que ela diz? Coitada!
Sem mim a noite é uma piada!"
Então eu perguntei à noite:
O que é o dia, ele é real?
"Qual nada!
O dia não passa.

De uma noite virtual!"
Depois eu perguntei ao ar:
O que é o vento?
"O vento não existe!
O que chamam de vento,
Sou eu mesmo em movimento".
Aí eu perguntei à Musa
O que é a Poesia?
"Apenas um fantasma que me usa;
Não passa de utopia!"
Perdão, divina Musa
O que é então a Arte?
"Outra ‘entidade’ virtual
Que nem de mim faz parte!"
Divina Arte, linda Poesia,
Podeis dizer-me o que é a Musa?

"Nada! A Musa não existe,

Não é Real”

Se não existe o vento,
Se não existe a noite,
Se não existe o dia,
Se não existe a Arte,

Nem mesmo a Poesia;

Se a deusa Musa não passa
De uma ilusão a mais
Deixai-me viver virtualmente;

Quem sabe só assim eu terei paz.

 

Raymundo Silveira


2 comentários:

  1. "No primeiro mundo
    Eu nunca fui feliz"

    Essa poesia disse TUDO!
    Parece que foi feita para mim, rsrsrsrs.

    Amiga, adorei!

    Beijo, Gi.

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza que foi feita pra nós duas!!!!!
    Adoro ele também!

    ResponderExcluir