quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Bordado


O Professor Damásio de Jesus é um dos maiores tratadistas do Direito Penal Brasileiro, com incontáveis publicações na área Processual. Em novembro/2002 ele escreveu isso:

-Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, brincando perto ela, e sempre lhe perguntava o que estava fazendo.
Respondia que estava bordando.
Todo dia eram a mesma pergunta e a mesma resposta. Observava seu trabalho
de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada e repetia:
- “Mãe, o que a senhora está fazendo?” Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o
que ela fazia me parecia muito estranho e confuso. Era um amontoado de
nós, e fios de cores diferentes, compridos, curtos,
uns grossos e outros finos.
Eu não entendia nada. Ela sorria, olhava para baixo
e gentilmente me explicava:
- “Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu trabalho eu
chamo você e o coloco sentado em meu colo. Deixarei que veja o trabalho da
minha posição". Mas eu continuava a me perguntar lá de baixo:
- “Por que ela usava alguns fios de cores escuras e outros claros?
Por que me pareciam tão desordenados e embaraçados?
Por que estavam cheios de pontas e nós?
Por que não tinham ainda uma forma definida?
Por que demorava tanto para fazer aquilo?” ·
-Um dia, quando eu estava brincando no quintal, ela me chamou:
- “Filho, venha aqui e sente em meu colo". Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia crer! Lá de baixo parecia tão confuso! E de cima vi uma paisagem maravilhosa! Então minha mãe me disse:
-"Filho, de baixo, parecia confuso e desordenado porque você não via que
na parte de cima havia um belo desenho. Mas, agora, olhando o bordado da
minha posição, você sabe o que eu estava fazendo".
-Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito:
-"Pai, o que estás fazendo"? Ele parece responder:
-"Estou bordando a sua vida, filho". E eu continuo perguntando:
-"Mas está tudo tão confuso... Pai, tudo em desordem. Há muitos nós,
fatos ruins que não terminam e coisas boas que passam rápido.
Os fios são tão escuros.
-Por que não são mais brilhantes"?
-O Pai parece me dizer:
-"Meu filho, ocupe-se com seu trabalho, descontraia-se, confie em Mim...
e Eu farei o meu trabalho. Um dia, colocarei você em meu colo e então vai
ver o plano da sua vida da minha posição".
-Muitas vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas, as coisas são confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo. É que estamos vendo o avesso da vida! Do outro lado, Deus está bordando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário